ASMP
InícioNotícias
Em 02/02/2020

Promotora de Justiça lança livro com título: “O Papel da Comunidade na Justiça Restaurativa"

Márcia Jaqueline de Oliveira Santana
A Promotora de Justiça e associada ASMP, Márcia Santana, lançou na última quarta-feira, dia 29 de janeiro, no Museu da Gente Sergipana, o livro intitulado “O Papel da Comunidade na Justiça Restaurativa". A publicação é resultado da Dissertação de Mestrado no Programa de Pós- Graduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe- UFS. Esse é o primeiro livro escrito solo pela Promotora de Justiça. Ele é baseado em pesquisa de campo no núcleo da  Justiça Restaurativa em Aracaju e foca na importância e no papel que a comunidade poderá exercer com sua participação mais efetiva.
 
Inspirado nos ensinamentos de Teresa Caldeira, Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos, constatou-se que a participação ativa das pessoas nas práticas restaurativas, entabulando acordos cujo teor diferem das respostas-padrão típicas do Judiciário, poderá auxiliar em uma abertura democrática deste  poder, usualmente acostumado com a participação popular compulsória e silenciosa do Tribunal de Júri. Entende-se que as pessoas precisam se aproximar da Justiça e a Justiça das pessoas e a atuação das pessoas nas práticas restaurativas em um diálogo aberto e franco, irá empoderá-las para cidadania e também influenciar as práticas jurídicas com potencial  para democratizá-las.
 
Familiares,amigos e colegas de trabalho da Promotora prestigiaram o lançamento do livro e tiveram seus exemplares autografados pela autora. 
 
O Vice-Presidente da Associação Sergipana do MinistérioPúblico-ASMP, João Rodrigues, representou a entidade de classe no evento de lançamento. 
 
Sobre a autora 
 
Márcia Jaqueline de Oliveira Santana é Promotora de Justiça do Ministério Público  do Estado de Sergipe, graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
Especialista em Direito do Estado pelo Instituto Excelência Ltda e em Ciências Criminais pela Faculdade Baiana de Direito, Mestre em Constitucionalização   do Direito pela Universidade Federal de Sergipe, autora de um capítulo e uma das organizadoras do livro "Sobre parir e renascer" da editora EDISE.

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By