ASMP
InícioNotícias
Em 12/11/2018

Eduardo d'Avila toma posse como Procurador-Geral de Justiça

Presidente da ASMP participou de posse

O novo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Eduardo Barreto d'Ávila Fontes tomou posse no cargo de PGJ.  Dr.  Eduardo d'Ávila comandará o MP de Sergipe por dois anos, biênio 2018/2020. A solenidade de posse foi realizada no auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, na última sexta-feira, 09.

A cerimônia foi prestigiada por familiares e amigos, autoridades civis e militares, chefes e representantes dos poderes, dentre eles a representante do Governador de Sergipe Belivaldo Chagas, Aparecida Gama, Procuradora Geral do Estado  ; o Presidente do TJ, desembargador Cesário Siqueira Neto; Carlos Alberto Sobral, Vice Presidente do TCE; José Rômulo silva Almeida, Procurador chefe do MPF; José Leó de Carvalho Neto, defensor público geral; o Presidente da OAB, Henri Clay Andrade; Oswaldo D'Albuquerque Lima Neto e o Procurador de Justiça que representou a PGJ do Acre.

O Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público – ASMP, o Promotor de Justiça Jarbas Adelino Santos Júnior enalteceu a gestão do Procurador-Geral de Justiça Jose Rony Almeida, nos últimos quatro anos, lembrando as inúmeras conquistas dos membros do Ministério Público de Sergipe.  “Um anseio antigo dos colegas e que a sensibilidade do PGJ fez com que se tornasse realidade, foi o fim dos sorteios das férias dos membros. Além disso, autorizou através de uma repactuação do contrato e cessão para a possibilidade de ampliação da sede da Associação Sergipana do Ministério Público, para melhor acolher os seus membros associados “lembrou.

 “A humanização das relações entre membros e servidores se constituiu um vetor norteador da sua administração. A atenção com que atendeu a todos que bateram à porta do seu gabinete e na grande maioria das vezez saiu agraciado com o atendimento do pleito foi primordial. Sempre foi claro que nunca agiu com intuito de prejudicar ou preterir, e até beneficiar ou prejudicar injustamente qualquer colega”, pontuou.

O Presidente também destacou a estruturação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado –GAECO. “Sem a valorização e estruturação do GAECO   não poderíamos estar altivos no combate a essa praga que assola o nosso país, que é a corrupção”, concluiu.

Sobre o novo PGJ, Jarbas Adelino exaltou o currículo e história construída no Ministério Público. “O bastão agora é passado para você, Eduardo d'Ávila, o seu currículo já fala por si. Promotor de Justiça de diversas promotorias, destacando as promotorias do júri e patrimônio público, das quais eu tive a honra de sucede-lo como titular aqui na capital. Como também ter dirigido a nossa entidade de classe, a ASMP. Nesse momento de extrema turbulência política nacional e nos constantes corriqueiros ataques de alguns setores da sociedade a incansável labuta desenvolvida pelos membros do Ministério Público, nos quatro cantos do nosso Estado, esperamos de vossa excelência na condução dessa Instituição, independência, altivez e compromisso com os valores que estão na Constituição Federal, entregues a tutela do Ministério Público. Confiamos plenamente na sua serenidade e capacidade de conduzir no próximo biênio os rumos, juntamente com o seleto corpo de Procuradores de Justiça, que compõem o Colégio. Suplico atenção ímpar a política remuneratória dos membros do MP, que após longos anos sem qualquer atualização monetária dos seus vencimentos, na sua concreta esperança da recente aprovação da composição parcial dos subsídios dos ministros do STF e da Procuradoria, abrindo a possibilidade de termos também reconhecido nosso justo e constitucional direito, solapado durante quatro anos pelo Congresso Nacional. Temos absoluta convicção de que não medirá esforços para imediata implementação dessa citada recomposição”, finalizou.

 O novo Procurador fez um discurso emocionado. “Toda a minha força de trabalho e a minha humilde experiência nesta Casa, estarão concentrados nos objetivos de defender a sociedade e velar pela boa aplicação de recursos públicos”. Eduardo d'Ávila enfatizou que todos continuarão tendo um companheiro de trabalho leal e verdadeiro e que buscará, sempre, manter um ambiente de cordialidade e parceira no MP.

Ele direcionou palavras de respeito e reconhecimento ao colega Rony Almeida. “Reconhecer os méritos de Rony Almeida é algo presente no meu coração de amigos. É um lastro firme, conquistado por ele com serenidade, paciência e perseverança, através da prática, incessante, de boas ações”.

Ao se despedir da PGJ, Rony Almeida, muito emocionado, agradeceu a todos que colaboraram para construir um MP melhor. “Agradeço a todos. Primeiro a minha família, pais, irmãos, avós, tios, primos. Especialmente a minha esposa e filhos, que me fizeram chegar ao final dessa jornada com o sentimento de dever cumprido e foram os que mais sentiram os efeitos do mandato de PGJ “, afirmou. 

Dr. Rony Almeida fez um resumo de sua trajetória na PGJ e sobre tudo que aprendeu nesses quatro anos. Ele disse que fazer gestão pública significa planejar ações e que a despesa pública somente deve ser realizada com previsões orçamentária e financeira. O membro ministerial pediu que fosse mantido o que lhe é peculiar desde a sua primeira gestão na procuradoria geral: o combate incessante à corrupção e confessou: “Deixo a PGJ mais consciente de que jamais devemos trocar as pessoas por coisas, os amigos por cargos, e que a lealdade e gratidão são dois dos valores mais caros que um ser humano deve cultivar e jamais abrir mão. É isso que diferencia os homens”, ressaltou Rony Almeida.

 

Fonte: MPSE

 

 


Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By