ASMP
InícioNotícias
Em 13/08/2016

PLP 257/16 é aprovado com alterações

ASMP participou de mobilizações em Sergipe e Brasília

O Projeto de Lei Complementar 257/2016, que trata da renegociação das dívidas dos Estados, foi aprovado na madrugada da última quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados.

Representantes da FRENTAS - Frente Associativa do MP e da Magistratura realizaram diversas mobilizações em todo o país, na tentativa de diminuir os impactos do Projeto nos orçamentos do Ministério Público, do Poder Judiciário e outros órgãos autônomos. O texto original proposto pelo Governo Federal previa a redução drástica dos recursos financeiros das instituições que combatem a corrupção e que trabalham para garantir os direitos do cidadão. Caso aprovado, o Ministério Público teria que realizar demissões em massa de servidores e investigações seriam prejudicadas.

A versão aprovada pela Câmara não prevê alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal, afastando-se também as demais disposições que colocavam em risco a continuidade das atividades do MP. A CONAMP trabalhou em conjunto com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), com as entidades que integram a Frente Associativa do Ministério Público e da Magistratura (FRENTAS), com a Associação Nacional dos Defensores Públicos, dentre outros. A Associação Sergipana do Ministério Público - ASMP participou ativamente das mobilizações contra o PLP 257/2016, realizadas em Aracaju e Brasília. Em Aracaju, reuniu-se, no dia 05/08, com os Deputados Federais André Moura (PSC), João Daniel (PT) e Bosco Costa (PROS), em encontro promovido pela FRENTAS.

A ASMP participou, ainda, da Mobilização Nacional contra o PLP 257, em Brasília, no período de 08 a 10/08, através de seu Presidente, Nilzir Vieira, e dos integrantes de sua Comissão de Acompanhamento Legislativo, os Promotores de Justiça Peterson Almeida e Ricardo Sobral. Também se engajaram na mobilização o Procurador-Geral de Justiça José Rony Almeida, e o Secretário-Geral do MPSE, Manoel Cabral Machado Neto.

No final da tarde do dia 08/08, essa comitiva se reuniu com o Líder do Governo na Câmara dos Deputados, André Moura (PSC), obtendo informações relevantes para orientar os trabalhos e as tratativas em curso.

Para o Presidente da ASMP, o trabalho realizado pelos representantes das entidades de classe e das instituições foram fundamentais para que o texto original do PLP 257 não fosse aprovado.

“O texto original do PLP 257/2016 trazia disposições que asfixiariam financeiramente o Ministério Público, Poder Judiciário e outras instituições essenciais para o Estado Democrático de Direito. Demissões em massa de servidores e a drástica limitação dos serviços oferecidos à sociedade seriam algumas das consequências dessa propositura, que recebeu a designação “PL do Juízo Final”. Felizmente, o gigantesco trabalho de convencimento realizado pelas entidades de classe e pelas chefias das instituições conseguiu sensibilizar os parlamentares e o Governo, de modo a retirar do texto as disposições mais nocivas. É uma vitória a se celebrar, mas, de qualquer modo, devemos permanecer alertas para confrontar as inúmeras outras propostas que atingem o funcionamento ou as atribuições do Ministério Público Brasileiro”, concluiu Nilzir Vieira.

Bruna de Carvalho

ASCOM ASMP

 


Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By