ASMP
InícioNotícias
Em 30/10/2015

Presidente da ASMP participa de Conselho Deliberativo que defere inscrição de chapa única nas eleições da CONAMP

18ª reunião aconteceu em Brasília

O Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), Nilzir Soares, participou da 18ª reunião do Conselho Deliberativo da CONAMP, realizada no dia 27 de outubro, em Brasília. Durante a reunião foi aprovada a inscrição da chapa “Trabalho e União pelo fortalecimento do Ministério Público” para participar do processo eleitoral de escolha da Diretoria e do Conselho Fiscal da entidade, biênio 2016/2018.

 

Segundo o conteúdo da Resolução n.º 01, de 01 de outubro de 2015 publicada em Diário Oficial, a chapa cumpriu os requisitos definidos e foi habilitada ao pleito.

 

A presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, encabeça a chapa única e concorre à reeleição. Nos cargos de 1º e 2º vice-presidente estão o Promotor de Justiça Victor Hugo Palmeiro de Azevedo e o Procurador de Justiça Nedens Freire Vieira.No cargo de secretário-geral  o Promotor de Justiça Elísio Teixeira.

 

A eleição será realizada no dia 24 de novembro, das 14 às 17 horas, em Brasília (DF), na sede do Ministério Público Militar, situado no Setor de Embaixadas Norte. 

 

Compõem a comissão eleitoral responsável pela condução do processo de votação os presidentes das Associações do MP do Pará (Ampep), Manoel Sereni Murrieta, da Paraíba (APMP), Francisco Bérgson, e do Rio de Janeiro (Amperj), Luciano Mattos.

 

O conselho também discutiu o posicionamento institucional quanto a proposições que tramitam no Congresso Nacional e afetam a atuação do Ministério Público. Foram itens da pauta as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 62/2015, que trata da vedação da vinculação remuneratória automática entre subsídios de agentes públicos; a 147/2015, que dispõe sobre a participação de servidores efetivos na eleição da lista tríplice dos MP’s Estaduais e o do Distrito Federal; e a 505/2010 e apensadas, que exclui a aposentadoria por interesse público do rol de sanções aplicáveis a magistrados e permite a perda de cargo por decisão administrativa de dois terços dos membros do Tribunal ou do Conselho Superior da instituição.

 

A CONAMP e demais associações nacionais, publicaram  uma nota técnica sobre a PEC 505/2010 e apensadas. As entidades representativas do MP e da magistratura pedem a rejeição da proposta por considerá-la inconstitucional ao tentar extinguir a vitaliciedade das carreiras. Entre as proposições apensadas está a PEC nº 291/2013, que regulamenta o regime disciplinar das categorias. Para as entidades, é esta a proposta que merece chancela, pois provém de um amplo debate entre os Poderes e as instituições. O Presidente da ASMP participou da reunião com o Deputado Arthur Lira (PP/AL) que atualmente preside a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

 

 O Projeto de Lei (PL) 3.123/2015, que disciplina, em âmbito nacional, a aplicação do limite máximo remuneratório mensal de agentes políticos e públicos, também foi debatido. A CONAMP, no âmbito da Frente Associativa do Ministério Público e da Magistratura (Frentas), elaborou Nota Técnica conjunta sobre o projeto. A CONAMP continua atenta ao trâmite legislativo e estuda as emendas apresentadas.

 

Outra medida analisada pelo conselho deliberativo foi o Projeto de Lei do Senado 233/2015, que regulamenta o inquérito civil.

 
* com informações site CONAMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By