ASMP
InícioNotícias
Em 14/10/2015

Nutrição de A a Z

Conheça a Valeriana e seus benefícios

Nutrição de A a Z

                                  

 

VALERIANA

A valeriana, de nome científico Valeriana officinalis, também conhecida como erva-dos-gatos, é uma planta muito estudada e tem demonstrado resultados clínicos evidentes, com eficácia terapêutica nos tratamentos da ansiedade e como estimulante cerebral. É uma planta medicinal muito antiga, o seu nome científico é derivado do latim valere, que significa “ter saúde”. A parte utilizada da planta é a raiz e é mais comumente encontrada sob a forma de infusão (chá) ou comprimidos. A valeriana é uma das únicas plantas medicinais com o poder sonífero comprovado por vários estudos, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido aos seus benefícios contra a ansiedade, uma excelente alternativa natural bastante popular para quem tem problemas em dormir.

Uma planta bastante conhecida por seus efeitos calmantes, ajuda a diminuir a ansiedade, irritabilidade e mudanças de humor, nas suas mais diversas causas inclusive na TPM e menopausa. A valeriana também é recomendada para aliviar dores de estômago produzidas pelos nervos, as dores menstruais, de cabeça e dores musculares, tudo graças ao seu efeito sedante.

As pessoas dizem que valeriana emagrece, isso pode até ocorrer mas não porque a planta ajuda a queimar gorduras, ou porque causa saciedade. Na verdade, a fama emagrecedora da valeriana se deve ao fato de que ela ajuda a diminuir a ansiedade, e como sabemos, as pessoas que têm dificuldades para emagrecer muitas vezes comem mais quando estão muito ansiosas. Se a ansiedade é um problema que sempre te leva a atacar a geladeira, ela pode ser recomendada como auxílio para compulsão. Mas lembre que não existe fórmula mágica, a valeriana tem a capacidade de diminuir a ansiedade, e claro, isso é positivo, mas, para obter resultados satisfatórios, você precisa mudar hábitos, se alimentar de forma saudável, e adotar uma rotina de exercícios físicos.

Apesar de ser um produto natural, é importante conhecer o modo adequado de ingeri-la. Uma das suas apresentações mais comuns é em infusão, recomenda-se consumir entre duas a três xícaras diárias durante os dias de maior tensão. Outra das formas comuns de tomar valeriana é em cápsulas. Embora cada marca tenha sua posologia particular, é sempre importante ler as indicações do produto, para esta apresentação de valeriana deve-se administrar pelo menos 2 cápsulas diárias. A ingestão máxima permitida pode variar de um produto para outro, por isso será importante consultar um médico e/ou nutricionista. A valeriana em gotas é outra apresentação comum, deve ser ingerida entre 20 a 40 gotas no máximo, três vezes ao dia, e esta dose não deve ser ultrapassada.

Antes de tomar valeriana, é importante atender algumas advertências, pois esta planta medicinal não deve ser usada:

Receita do chá de valeriana

Adicione uma colher de chá da raiz e do rizoma picados em uma xícara de água fervente. Abafe por aproximadamente 5 minutos e coe.

Andréa Gonçalves

Nutricionista Funcional

 


Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By