ASMP
InícioNotícias
Em 02/03/2015

ASMP emite Nota de Repúdio contra atentado sofrido por Promotor de Justiça de Minas Gerais

Nota emitida pela diretoria da ASMP mostra indignação e cobra mais segurança

Aracaju, 25 de fevereiro de 2015

A ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - ASMP, por meio de sua Diretoria Executiva, vem a público externar repúdio e indignação frente ao atentado ocorrido na noite do dia 21 de fevereiro, no município de Monte Carmelo, em Minas Gerais, contra a vida do Promotor de Justiça Marcos Vinícius Ribeiro Cunha, covardemente alvejado por três disparos de arma de fogo, na saída do Fórum local, após o término do plantão institucional.

Trata-se de ato covarde e atentatório a todo o Sistema de Justiça e às instituições democráticas, uma vez que atingido Membro do Ministério Público em razão e no exercício de suas funções, impondo-se resposta imediata e efetiva das autoridades competentes.

É de extrema importância o reaparelhamento e fortalecimento das instituições jurídicas e democráticas brasileiras, assim como revela-se de suma importância que os crimes cometidos contra autoridades públicas, inclusive os Membros do MP, sejam julgados de forma eficiente e com majorantes nas penas, frente ao risco que o exercício das funções impõe.

O Ministério Público não pode e não vai se acovardar quanto ao cumprimento de sua missão diante de atos de violência contra seus Membros. Mas é imperioso o respaldo da lei e do Estado para que estes e as demais autoridades competentes atuem de forma segura e independente na defesa dos interesses institucionais, entre os quais o combate ao crime e à corrupção.

Episódios lamentáveis como esse envolvendo o Promotor de Justiça de Minas de Gerais deixam ainda mais evidente a necessidade de reconhecimento da NATUREZA DE RISCO da atividade dos membros do Ministério Público.

Dessa forma, a ASMP manifesta sua solidariedade e irrestrito apoio ao Ministério Público Mineiro, ao Promotor de Justiça Marcos Vinícius Ribeiro Cunha e a seus familiares e a todos os Membros do Ministério Público que sofrem perseguições, ameaças e outras violações em razão  da função de risco exercida.

ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

 


Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By