ASMP
InícioNotícias
Em 25/03/2024

Promotor aposentado recebe homenagem na Semana da Água

O promotor de justiça aposentado, Antônio César Leite de Carvalho, recebeu uma justa homenagem em reconhecimento ao projeto “Adote um Manancial”.

Na Semana da Água, o promotor de justiça aposentado, Antônio César Leite de Carvalho, recebeu uma justa homenagem durante solenidade realizada no dia 20 de março, na cidade de Lagarto (SE), em reconhecimento ao projeto “Adote um Manancial”, implementado em 2006, no município.

O evento promovido pela Prefeitura de Lagarto e o Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caops) de Proteção ao Rio São Francisco e às Nascentes, e do Meio Ambiente, Urbanismo, Patrimônio Social e Cultural, contou com a presença de membros do MPSE, além de autoridades locais e do Estado. 

De acordo com o diretor do Caop de Proteção ao Rio São Francisco e às Nascentes, Sandro Costa, “18 anos depois, esse projeto de reflorestamento da mata ciliar, que fica na beira dos corpos hídricos, onde não havia mais vegetação, hoje temos uma floresta no local. Então, o projeto foi muito bem sucedido, e essa homenagem é mais que merecida”, revela Dr. Sandro. 

Para o Dr. Antônio César, a homenagem surpresa recebida na última quarta-feira (20), no povoado de Jenipapo, versando especificamente sobre tudo o que foi realizado pelo projeto criado ainda quando titularizava a Curadoria da Defesa do Meio Ambiente de Lagarto, foi algo realmente emocionante. 

“Primeiro porque me fez reviver um período em que eu me dedicava inteiramente a atender aos anseios da comunidade e esse era um pleito muito importante que há muito tempo a comunidade fazia e que até aquele momento da minha chegada não tinha havido a ressonância. E por outro lado dizer da satisfação de ver a lembrança que só poderia partir de um amigo como o Dr. Sandro, com uma grandiosidade de espírito extraordinária, uma competência indescritível, e que é chover no molhado falar sobre ela. Então eu realmente estou imensamente agradecido pelo reconhecimento e carinho. É aquela coisa que a gente sempre diz: ter um amigo é melhor e mais importante do que ter dinheiro, né?!, declara o homenageado. 

 

O Projeto

 

O projeto “Adote um manancial” idealizado pelo então promotor de justiça da Comarca de Lagarto, Antônio César Leite, financiado pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, através do Funerh, com o apoio da Sociedade Semear, Universidade Federal de Sergipe e Ministério Público Estadual, visou a recuperação de nascentes e matas ciliares localizadas às margens da sub-bacia hidrográfica do Rio Piauitinga, contemplando os municípios de Lagarto, Estância, Boquim e Salgado.

Ainda de acordo com o idealizador, o projeto visou também a educação ambiental nas escolas - “chegando a capacitar 186 professores das redes pública e privada de ensino, nos quatro municípios (Lagarto, Salgado, Boquim e Estância) em Educação Ambiental, inclusive inserindo esta de maneira informal na grade de ensino, àquela época”, finaliza. 


 

Fotos: Alisson Mota.

 

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By