ASMP
InícioNotícias
Em 18/05/2022

“Proteger é dever de todos!”

Seminário abordará os desafios e avanços no combate ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescente nas redes sociais

O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP) e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (CAOpIA), realizará, no dia 20 de maio, a partir das 8h30, o Seminário “18 de Maio - Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente e as Redes Sociais: desafios e avanços”.

O evento tem como objetivo capacitar a rede de proteção que atua diretamente com o público infantojuvenil, sobretudo com vítimas de violência sexual. Além disso, o Seminário discutirá o tema e conscientizará/orientará a população em geral de como acontecem os crimes sexuais contra crianças e adolescentes em ambiente virtual. Durante o encontro também serão apresentados o "Sistema Salve Virtual" e o Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (CRAI) que serão implantados para auxiliar o enfrentamento à violência sofrida por esse público.

Programação

O Seminário contará com os seguintes palestrantes:

O Agente de Polícia Civil e Especialista em Combate a Crimes envolvendo Meios Eletrônicos, Wagner Andrade de Lucena – com o tema “Você sabe o que seu filho vê e expõe na Internet?”;

A Superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Enfermeira, Lourivânia Oliveira Melo Prado – com o tema “Rede de Atenção e cuidados às vítimas de violência sexual”;

A Promotora de Justiça da 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju do MPSE, Maria Lilian Mendes Carvalho, e o Procurador do Trabalho em Sergipe, Emerson Albuquerque Resende – com o tema “CRAI – Um sonho que se torna realidade: a importância do trabalho em rede”;

A Promotora de Justiça e Diretora do CAOpIA, Talita Cunegundes Fernandes da Silva – com o tema “Salve Criança e Adolescente Virtual”.

Certificação

A certificação será disponibilizada para membros, servidores, estagiários do MPSE e demais interessados condicionada à realização de inscrição prévia no Sistema de Gestão de Eventos da ESMP/SE (SGE) e registro de presença, no início e fim do evento.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 20 de maio e poderão ser feitas através do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da ESMP/SE. Clique aqui e faça sua inscrição

Serviço:

A data 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída oficialmente pela Lei 9.970/2000 - é um símbolo de luta.

Público-alvo: integrantes do MPSE / rede de proteção / demais interessados.

Seminário Presencial: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas – Edifício-Sede, em Aracaju. Mais informações em www.mpse.mp.br ??

 

Dados atuais em Sergipe

Conforme o levantamento da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), até o dia 11 de maio deste ano, foram registradas 192 ocorrências de violência contra crianças e adolescentes até 17 anos. 

Segundo os dados, a prática mais recorrente foi a de estupro de vulnerável, que contabilizou 157 casos. Em seguida, estão as práticas criminosas de importunação sexual (28 ocorrências), assédio sexual (cinco registros), favorecimento da prostituição ou exploração sexual (um caso) e violação sexual mediante fraude (uma ocorrência). 

Em cerca de 66% dos casos, a agressão ocorre dentro de casa (79.872). Segundo os dados, a mãe é a principal violadora (51.293 denúncias), seguido pelo pai (20.296) e pelo padrasto ou madrasta (8.269).

Se você testemunhar, souber ou suspeitar de alguma criança ou adolescente vítima de negligência, violência, exploração ou abuso, denuncie! A denúncia é anônima e a ligação é gratuita. Você pode salvar vidas!

_

?? Disque 100 Direitos Humanos Nacional

?? Disque 181 Denúncia Polícia Civil

 

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By