ASMP
InícioNotícias
Em 25/04/2022

Sobre o Professor Elias Pinho e sua contribuição para o campo educacional sergipano

Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Sergipe, José Elias Pinho de Oliveira

Muito antes de delinear sua reconhecida trajetória como Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Sergipe, José Elias Pinho de Oliveira fez história na Educação Sergipana entre as décadas de 1970 e 1980. O Professor Elias Pinho foi um dos protagonistas dos primeiros momentos de profissionalização da oferta do ensino destinado à aprovação em vestibulares em Sergipe, lecionando e, depois, se tornando sócio do Curso Visão.

Quando iniciou sua trilha na docência, era estudante do curso de Direito da UFS. Sua fama o precedia em razão da sua capacidade de oratória, aprimorada ainda enquanto aluno do Colégio Jackson de Figueiredo. Por essas habilidades, era um professor que atraia inúmeras matrículas para a sua disciplina, História, uma vez que naquele formato de ensino, os estudantes optavam pelas matérias referentes às áreas que desejavam cursar na universidade.

O grupo de professores no qual esteve inserido foi, de fato, visionário tanto do ponto de vista pedagógico quanto empresarial. São provas disso o crescimento do Cursinho Visão, ampliado para Colégio Visão nos anos 1980 e a vinda de profissionais de outros estados, a exemplo da Bahia, para conhecerem a experiência daquele pré-vestibular. Passaram pelas mãos do Professor Elias Pinho centenas, milhares de vestibulandos, jovens ou nem tanto, mas que buscavam nos conhecimentos do mestre o apoio para aquele que é o marco na escalada acadêmica e profissional de todos aqueles que podem seguir esse caminho: a aprovação no vestibular. Porém, apesar de tudo o que há de belo nessa história, um fato impactou sua vida: a prisão durante o período da Ditadura Militar.

Ao relembrar o período, com emoção e serenidade, o Professor Elias Pinho faz questão de ressaltar que naquele momento uma preocupação lhe tomava, afinal, qual seria o impacto daquele sequestro (uma vez que não havia nenhum motivo para sua prisão) em seu exercício docente? De volta à liberdade, contou com a solidariedade dos pares e de seus alunos, o que certamente colaborou para que continuasse sua trajetória na educação até dedicar-se, finalmente, à carreira jurídica.

Hoje, o Professor Elias Pinho contribui sobremaneira para a História da Educação Sergipana, cedendo parte de suas memórias por meio de narrativas que serão tratadas como fonte para a historiografia dos cursos pré-vestibulares de Aracaju nos anos 1970. Os relatos do professor e promotor fazem parte de um conjunto de depoimentos de docentes em exercício durante o período em questão, integrando um capítulo de tese da doutoranda Danielle Guimarães, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS, sob orientação da Professora Dra. Eliana Souza, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Ensino Superior - GREPHES/UFS. Esse reconhecimento é simbólico da importância da atuação do Professor Elias Pinho naquele momento de modernização da oferta de cursinhos preparatórios para o vestibular em Sergipe. 

 

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By