ASMP
InícioNotícias
Em 25/11/2021

Promotora de Justiça e Vice- Presidente da ASMP, Cecília Nogueira Guimarães Barreto recebe Título de Cidadã Honorária de Estância e Medalha de Honra Ofenísia Freire

Dra. Cecília atua na comarca desde 2019
Foi realizada na manhã de ontem, dia 25 de novembro, em Estância, na Câmara de  Vereadores,  a entrega de Título de Cidadã Honorária a Promotora de Justiça e Vice- Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público- ASMP, Cecília Nogueira Guimarães Barreto.
 
Cecília Nogueira  recebeu o título e a medalha em  reconhecimento  pelos serviços prestados à população de Estância onde tem atribuição nas curadorias da saúde, educação, mulher, consumidor e relevância pública ao mesmo tempo em que é  Diretora do Centro de Apoio Operacional da Mulher no MPSE - CAOp Mulher. 
 
A solenidade contou com a presença do Prefeito da cidade, Gilson Andrade, o Presidente da ASMP, João Rodrigues Neto,  vereadores, autoridades, servidores do município, a Promotora de Justiça Edjilda Guerra , o Promotor de Justiça Francisco Góis e o esposo da homenageada, Marcelo Barreto.
 
O Presidente da Câmara, Vereador Misael Dantas Soares presidiu a solenidade, sendo ele autor da propositura do título de cidadã Estanciana. O projeto da Medalha Ofenísia Freire foi indicação do vereador Artur Oliveira. Todos aprovados por unanimidade pelos vereadores estancianos.
 
O Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público- ASMP, João Rodrigues Neto, fez um pronunciamento onde falou da importância daquele ato de reconhecimento ao honroso trabalho desenvolvido pela colega Cecília Nogueira e fez um breve resumo sobre a longa carreira jurídica por ela vivida.
 
Durante seu discurso, a Promotora de Justiça falou sobre a emoção que foi receber o título de cidadã estanciana "Receber o título de cidadã estanciana me dá o sentimento de pertencimento. A cidade tem seus particulares, a exemplo da poesia, o trabalho intelectual e cultural, mas é através do seu cidadão, da postura, do olhar que reproduz todo seu histórico e toda situação de cidadania durante o tempo. Observo que desde a delicadeza na aplicação de uma vacina até a valorização da cultura afro, até o momento em que observa o tratamento dispensado à população no modo geral, isso traz um quesito de apaixonamento pela cidade. Existe uma cultura e alegria diferentes dos demais municípios. Não sei se pela proximidade do Estado da Bahia ou se pela própria cultura e situação peculiar de no século XVIII ter sido tão bem desenvolvida. Sou advinda de São Luís do Maranhão , e lá também existe uma representatividade do século XVIII muito forte, como os azulejos , assim como Estância, com uma situação da cultura afro muito forte, como o Bumba Meu Boi e é em Estância que vou encontrar o Barco de Fogo de forma tão veemente através dos seus pescadores e hoje em dia representada de uma forma tão lúdica e educacional e se transforma em um patrimônio imaterial e cultural do Brasil. Além disso eu observo que Estância, em que pese eu tenha vindo de São Luís e tenha famosos escritores,  também  inspira essa intelectualidade e é uma cidade jardim desde o século XVIIII, deixando também em Sergipe uma atenção. Quando falo em poesia estanciana, cito Jorge Amado, que era filho de um estanciano , neto de sergipano e primo do estanciano Gilberto Amado,  do qual neste ano a Associação Sergipana carrega uma homenagem em sua bolsa de entrega de lembranças. Os fatos falam por si, eles engrandecem o fato de  eu me tornar estanciana, porque estanciana já sou, estou agora me tornando juridicamente um cidadã daqui , com essa propriedade de pertencimento que cito. Só tenho a dizer que sou maranhense de sangue, de nascedouro, possuo sangue gaúcho, mas sou uma das mais estancianas do mundo. Estância, eu gosto de ti a bessa” finalizou Dra. Cecília. 

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By