ASMP
InícioNotícias
Em 11/11/2021

Promotores de Justiça participam de “Workshop sobre Técnicas de Investigação em Fontes Abertas”

Escola Superior do Ministério Publico e ASMP firmaram parceria
A Escola Superior do Ministério Público em parceria com a Associação Sergipana do Ministério Público realizou entre os meses de outubro e novembro o “Workshop sobre Técnicas de Investigação em Fontes Abertas”, exercício prático de investigação digital em fontes abertas, com base em doutrinas de Open Source Intelligence – OSINT. O objeto da aula de “Inteligência em Fontes Abertas e Rastreamento de Ativos: Ferramentas e Metodologia Essencial”, ministrada pelo professor convidado João Bonvicino, era ensinar novas técnicas de investigação  para Promotores de Justiça em Sergipe. 

Os exercícios foram coordenados pelos professores João Bonvicino e Francisco Cardoso, de forma a oferecer completa atenção, suporte e apoio acadêmico e técnico aos alunos durante a realização do exercício. Esse formato visa a obter a melhor experiência possível em termos do treinamento prático. Possibilitou o aluno vivenciar a experiência de elaborar um plano de investigação ad hoc, em equipe, a partir de alvo preestabelecido pelos professores; apoiar seu time de investigação durante o workshop  em estruturar um toolbox, ou caixa de ferramentas em OSINT, conforme visitado em aula prévia, que atenda aos objetivos e escopo de sua investigação; colaborar com o levantamento dinâmico, eficiente e tratamento de dados, organização de informações e estruturação de apresentação de Relatório Executivo de Resultados de Investigação, após o período estabelecido para pesquisa, análise e com o resultado realizar uma  apresentação.

 

OSINT


O  princípio da atividade de OSINT é zelar pelo uso exclusivo de fontes lícitas, moralmente aceitas e obtidas por meio do correto uso de ferramentas também legais e incontroversas do ponto de vista jurídico. Assim, mesmo que o elemento de informação tenha sido acesso por meio de fonte aberta ( redes sociais, por exemplo) , cabia aos analistas do grupo durante a atividade proposta pelos professores, eliminar o que tinha de mera aparência de ilicitude, de forma a preservar a ética de pesquisa em fontes abertas.

A doutrina de OSINT é atualmente cada vez mais utilizada no contexto de programas de compliance, ética e integridade corporativa ou organizacional. Isso é uma tendência em linha com os movimentos descritos em grandes jornais a respeito da adoção por organizações públicas ou privadas do conceito de ESG – Environmental, Social and Governance

Foram  estudados os temas Criptoativos e Novas Tecnologias Financeiras  com o  professor Cristian  Benito; OSINT: Técnicas de Investigação Patrimonial em Fontes Abertas com  João  Bonvicino, Medidas Preventivas e Instrumentos Internacionais de PLD/FT com  Bernardo  Machado  Mota; Investigação Financeira e Criptoativos com  Francisco Cardoso e Segurança Cibernética e Delitos Virtuais com  Walter  Capanema. 
 

 


Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By