ASMP
InícioNotícias
Em 23/11/2020

Novo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe é empossado

Manoel Cabral Machado Neto
 
Dr. Manoel Cabral Machado Neto  comandará o Ministério Público de Sergipe nos próximos dois anos, biênio 2020/2022. A solenidade de posse foi realizada nesta segunda-feira, 23.11.2020, de forma virtual para respeitar as medidas de isolamento social  por causa da pandemia. A cerimônia foi prestigiada por familiares e amigos, autoridades civis e militares, chefes e representantes dos poderes através do Youtube no canal do Ministério Público de Sergipe.
 
O Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público – ASMP, o Promotor de Justiça João Rodrigues Neto  compôs a mesa, falou sobre a importância do momento e destacou as qualidades do novo PGJ  " Dr.Manoel Cabral Machado Neto, V. Exa. fez o compromisso de bem servir à Instituição e à sociedade sergipana, e temos a plena e absoluta certeza de que honrará de forma exemplar esse plácito, pois sua ascensão ao cargo de PGJ, retrata o coroamento de uma carreira marcada por uma afabilidade e uma qualidade técnica que raramente se associam em uma  mesma pessoa, características que aliás definem bem o seu auspicioso caráter", afirmou.
 
O Presidente destacou o trabalho incansável da ASMP e da CONAMP no último ano de forma especial e a importância na escolha do novo Procurador. " Inegavelmente a escolha do candidato mais votado restabelece o verdadeiro dogma no Ministério Público de Sergipe que a cada processo eleitoral se renova e se fortalece. Em consonância com a grandeza dessa valorosa reconquista institucional, a Associação Sergipana do Ministério Público, não poderia deixar de prestar sua mais alta homenagem a todos os seus membros, personagens históricos deste novo rumo, pelo qual foi conduzida a vontade da maioria", pontuou. 
 
Dr. João Rodrigues  citou a conduta do Procurador Geral empossado "Para um homem público, um homem de princípios, um homem de moral ilibada, como já demonstrou ser o Dr. Manoel Cabral Machado Neto não será difícil cumprir a missão do Ministério Público.Difícil seria descumpri-la; pois, a sua história de luta não permitiria. Mas é preciso mais do nunca, neste momento, recrudescer também a defesa da unidade institucional, com a soma de esforços de todos os membros do MP/SE para o enfrentamento dos desafios impostos pela sociedade.Estimado Dr. Machado, o seu desempenho, o seu comprometimento, a sua honradez, o seu elevado senso de racionalidade e equilíbrio, aliado a sua prestatividade e simplicidade, não apenas como ser humano mas também colega, ao longo de sua carreira no Ministério Público de Sergipe, com passagem nos cargos de Assessor de Gabinete da Procuradoria-Geral, Secretário-Geral na Promotoria de Justiça da Saúde lhe confere inquestionavelmente a segurança necessária para chefiar a instituição com a experiência e a competência exigidas. A Associação Sergipana do Ministério Público estará sempre aberta a colaborar na interlocução entre a classe e a administração superior, pautada permanentemente no respeito e na cordialidade em prol do crescimento do Ministério Público e benefício da sociedade", concluiu.
 
Ao se despedir da PGJ, Eduardo D'Avila, emocionado, agradeceu a todos que colaboraram durante a sua gestão e lembrou os feitos durante o tempo em que esteve à frente do MP
"Agradeço a minha família, aos colegas, membros e servidores que estiveram à frente de todos os órgãos internos do Ministério Público e me ajudaram a fazer uma gestão exitosa", afirmou.  
 
Sobre o novo PGJ   
 
O novo Procurador fez um discurso bastante emocionado. “Todo dia nós ganhamos uma nova chance de recomeçar. Não importa o que tenha acontecido ontem, use-a com sabedoria".  
 
"É imperioso registrar de imediato o sentimento que inunda a minha alma nesse momento e que permanecerá sempre vivo, inspirando minhas atitudes no dia a dia: a gratidão. Agradeço a Deus, que na sua onisciência encaminha os nosso destinos, age no tempo certo e escreve certo por linhas certas. nele  esperei, nele confiei e permaneci convicto que nada em nossas vidas é fruto do acaso", afirmou.
 
Agradeceu aos colegas, a minha família, membros e servidores do Ministério Público de Sergipe.  Dr. Machado citou os Promotores de Justiça que formaram a lista tríplice, Dr. Etélio Carvalho e Nilzir Vieira, com os quais pretende trabalhar para formar um ambiente inclusivo e humano no Ministério Público de Sergipe.
   
Ainda durante o discurso lembrou o voto de confiança nele depositado "Agradeço o voto de confiança para conduzir a nossa Instituição pelos próximos dois anos . A eleição interna agora é história,o Ministério Público de Sergipe precisa de unidade, porque somente assim seremos fortes. Diante do exercício cada vez mais ativo da cidadania, a exigir a intensa atuação de cada membro nas procuradorias e promotorias de Justiça,o dever institucional da procuradoria-geral de Justiça não pode ser outro senão o de irmanar -se com todos em união de esforços  para suprir as  demandas institucionais inerentes ao nosso dia a dia. A atenção a solicitude, a disponibilidade para ouvir e dialogar  e a igualdade de tratamento servirão de vetores para nortear a atuação administrativa desse biênio que se inicia. Nessa caminhada imperioso destacar a importância do papel crucial desempenhado pelo egrégio Colégio de Procuradores de Justiça, órgão integrado por Procuradores e Promotores com rica experiência e que animados pelo espírito público de bem servir, manifestam-se e deliberam no sentido de consolidar a atuação cívica da Instituição. 
 
Necessário ainda lembrar dos combativos Promotoras e Promotores de Justiça por cujo trabalho em todo o Estado, o Ministério Público se faz se reconhecer.Ombreados pelos  servidores da casa contribuem dia após dia  para construção de Ministério Público eficiente e equilibrado", concluiu.
 
fotos:Bruna de Carvalho/ Ícaro Novaes
 

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By