ASMP
InícioNotícias
Em 25/11/2022

Seminário “Antirracismo – agir para transformar” reúne autoridades e público sergipano

O evento contou com a palestra do Promotor de Justiça Augusto César Leite de Resende e da Professora e Ex-participante do BBB 22, Jessi Alves.

“Negro entoou um canto de revolta pelos ares, no Quilombo dos Palmares, onde se refugiou…”. Foi ao som do “Canto das Três Raças” - canção de Mauro Duarte e Paulo Pinheiro, popularizada na voz da saudosa Clara Nunes, que a cantora e compositora sergipana Lari Lima deu as boas vindas ao Seminário “Antirracismo – agir para transformar”, realizado na manhã de hoje (25), no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, na Sede do MPSE, em Aracaju. 

O evento promovido pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Copier/MPSE) e pela Escola Superior do Ministério Público de Sergipe (ESMP) com o apoio da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), contou com a palestra do Promotor de Justiça do MPSE e Professor de Direitos Humanos e Fundamentais (Unit), Augusto César Leite de Resende e a Professora e Ex-participante do BBB 22, Jessi Alves. 

O Promotor de Justiça e Diretor Cultural da ASMP e Coordenador da Copier, Luís Fausto Valois, agradeceu o apoio da ASMP nos eventos realizados pela COPIER em prol do enfrentamento a qualquer tipo de racismo, e ressaltou sobre a importância em mostrar para a população que o racismo é um problema social estrutural e deve ser combatido diariamente, não só por pessoas negras, mas por pessoas brancas também, daí o uso da palavra antirracismo.

“Infelizmente vivemos em uma sociedade que demonstra no dia a dia não ser justa, solidária e que sim existe o racismo. Por isso é importante que os jovens levem um pouco de conteúdo sobre essa questão do racismo recreativo, da intolerância religiosa, da brincadeira do dia a dia com a qual pessoas ofendem as outras e muitas vezes não se apercebem disso”, declara Valois.  

Para presidente da ASMP, João Rodrigues Neto, o apoio às iniciativas de enfrentamento a qualquer tipo de violência, discriminação e/ou desigualdade social é um dever não apenas de uma instituição, seja ela pública ou privada, mas de toda a sociedade. 

“O caminho deve sempre partir do individual para o coletivo, por isso cada um de nós tem o dever de somar esforços na luta contra o racismo. Só assim poderemos começar a ver uma  mudança efetiva em toda sociedade”, afirma o presidente.

Racismo Recreativo

Com o tema Racismo Recreativo, o Promotor de Justiça Augusto César Leite de Resende destacou a importância da realização do evento para criar uma consciência coletiva na nossa sociedade e promover atos antirracistas como uma forma de reconhecer a negritude e os membros desse grupo racial como seres humanos dotados de dignidade e que são merecedores de consideração e respeito profundo por toda sociedade. 

“Humor racista, o racismo recreativo, se utiliza de estereótipos negativos, características derrogatórias da negritude e dos pretos como uma forma de afirmação da superioridade racial branca e como símbolo de ridicularização, inferioridade da negritude e seus membros, o que os torna a partir desse humor racista, seres incapazes de atuar na esfera pública  com competência”, revela Promotor.    

Augusto César lembra ainda que a luta contra o racismo não é uma luta apenas dos pretos. “É uma luta que tem que haver a participação dos brancos também e eu faço esse alerta, inclusive a minha reflexão é feita do meu lugar de fala, ou seja, de homem branco que tenta no dia a dia se colocar no lugar do preto para a partir da perspectiva dele, guiar as minhas tomadas de decisões, minhas ações, omissões e meus comportamentos, como uma forma de promover na maior medida do possível o bem-estar, o progresso material e espiritual dessas pessoas”, complementa.

Educação como agente de transformação

A Professora e ex-participante do BBB 22, a baiana Jessi Alves, conta que a realização de eventos em órgãos como o Ministério Público, é muito importante, não só durante o mês de novembro, mas durante todo o ano. E ressalta o protagonismo da educação no processo de transformação social. 

“Falar sobre racismo e antirracismo não é só sobre a pessoa que é preta, mas sobre qualquer indivíduo que esteja na sociedade e que tenha minimamente consciência de que o racismo acontece de várias formas. Sempre digo que ser uma pessoa preta é muito difícil no Brasil, mas ser uma pessoa preta e mulher, é muito mais difícil. E sempre acreditei que a educação é o caminho para a transformação social e quando a gente fala de qualquer tema, como o ataque a mulher e a pessoa preta, mais uma vez a educação, a informação e o compartilhamento de dados reais é o caminho”, revela.

A Professora que atualmente conta com 1,7 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram também aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem para o público jovem: “Falo para todo mundo - “gente estuda”, para jovens, adolescentes, adultos, pessoas mais velhas. A gente precisa estudar. Conhecimento nunca é demais. Não tem coisa pior do que a pessoa vítima de diversas questões sociais levantando bandeiras, como se estivesse tudo bem, por ignorância, no sentido de não conhecer”, finaliza Jessi.     



 

  

 

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505 Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Edifício Governador Luiz Garcia, Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Designed By

Entre em contato com a ASMP

Endereço
Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505
Centro Administrativo Gov. Augusto Franco
Edifício Governador Luiz Garcia
Capucho - Aracaju - Sergipe 49081-000 - Térreo

Mapa do site
Telefone
(79) 3209-2537
(79) 98847-8985 (WhatsApp)
topo
Designed By